Um cantinho muito especial no site do São Tomás!

É com muita alegria que inauguramos este cantinho mais que especial no site do Staquino. Aqui você vai encontrar diversos textos, em prosa ou em versos, de colegas da sua turma, de outras turmas e também textos produzidos por você, por que não?! Entre, leia , participe. Sinta-se em casa!

25.5.10

Consumismo, doce consumismo... Será?

Tino, um garoto da cidade grande, tinha uma relação muito estreita com o consumismo: adorava comprar coisas caras, falava a marca de seus pertences o tempo todo e só usava roupas de grife, pois dava “status”.

Quando foi para o interior de Minas Gerais, com seu pai, conheceu um mundo totalmente diferente do seu, um mundo sem shoppings, sem hamburguers, somente natureza, somente verde.

No início não gostou muito, pois pensava que não podia viver sem as compras, mas percebeu que o mundo não girava em torno daquela importância que ele dava ao consumismo: o status; percebeu também que ele somente falava aquelas marcas e somente usava aquelas roupas de grife não porque gostava, ou porque queria, era porque, assim, as pessoas o admirariam, além de constatar que ele “coisificava” seus sentimentos por causa da grande carência afetiva que ele tinha dos seus pais.

Depois de refletir bastante sobre essa sua relação com o consumismo, Tino notou que precisava deixar as compras um pouco afastadas da sua vida, e pensar mais em preservar a natureza, em preservar seu mundo.



Aluno: Luan Jordano Dutra de Morais 7º ano azul

Texto elaborado a partir da leitura do livro
"Um garoto consumista na roça."

Um comentário:

Professora Vanessa disse...

Luan,
O seu texto traz uma reflexão importante sobre um assunto que afeta muitos adolescentes: o consumismo. Através do personagem Tino, muitas coisas puderam ser aprendidas e você mostrou isso em seu texto. Parabéns!
Um abraço, Vanessa.